Feminismo e Femismo, Machismo e Sexismo: Qual a diferença?

By BeeShirts - agosto 19, 2019

Feminismo e Femismo, Machismo e Sexismo: Qual a diferença?



Em resumo, é errado usar o termo femismo, o termo correto a ser utilizado é misandria (Ódio a homens). Já o termo feminismo possui um significado completamente diferente de femismo e não podem ser comparados, já que trata-se da luta por equidade de posições sociais entre gêneros.

Neste texto você pode conferir as principais definições e significados para termos que exploram melhor a relação entre sexos.






O que é o Feminismo?

O termo feminismo é usado para denominar a luta econômica, política e social de equidade entre homens e mulheres. 

Sim, "Equidade" porque ela é o que define e determina o julgamento justo de nivelamento entre homens e mulheres, permitindo que a conquista de posição social entre os gêneros seja justa. 

Em Resumo, o feminismo não busca que as mulheres sejam iguais aos homens, mas que tenham a mesma visibilidade, importância e respeito que eles.

Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e justiça. 

Igualdade tem sua origem na palavra em latim aequalitas e se refere à condição, ao estado e à qualidade de coisas iguais, idênticas, uniformes, equivalentes.


Conheça nossas Camisetas Feministas

O que é o Femismo?

Femismo é uma ideologia irreal e inexistente, antônima, contrária e equivalente ao machismo, ou seja, tem o significado oposto e é tão ruim quanto. O Femismo prega a superioridade da mulher sobre o homem e inverte as posições de dominância entre gêneros. 

O que é Misandrismo?

É um palavra com origem da palavra Grega “misosandrosia”, significa ódio (misos) aos homens (andros). Misandria é o ódio, o desprezo ou o preconceito contra pessoas do gênero masculino, homens. Misandria é o equivalente à misoginia, mas também pode ser considerado o real contrário de machismo. As palavras "misândrico" e "misandrista" também podem ser usadas como formas adjetivas de misandria.

O que é Misoginia?

Misoginia é uma palavra derivada do Grego, assim como o misandrismo. Misoginia é o ódio, desprezo ou preconceito contra pessoas do gênero feminino, mulheres. A misoginia pode ser identificada em várias situações cotidianas dentro de uma sociedade machista através da exclusão social, da discriminação sexual, hostilidade, androcentrismo, do patriarcado, ideias de privilégio masculino, da depreciação das mulheres, violência contra as mulheres e objetificação sexual.

O que é o machismo?

O machismo é oriundo da palavra latina (Macho) e trata-se da ideia a cerca da superioridade do homem perante a mulher e a dominância de sua posição social. O machismo é a maior e principal causa do feminicídio, por crença de que, numa relação, a mulher é "propriedade" do homem, mas também existem outros conceitos que  exemplificam o machismo, como o Mansplaining, Manterrupting, Bropriating e Gaslighting.

O que é Sexismo?

O sexismo possui uma concepção próxima do machismo, mas está ligado a conceitos de comportamento binário entre sexos. É um pensamento discriminatório que define usos e costumes a respectivos gêneros, como por exemplo: Meninos vestem azul e meninas vestem rosa.


O sexismo não é exclusivo do homem, mulheres e gays também podem adotar atitudes e argumentos sexistas, já que de maneira geral nossa sociedade educa as crianças a reproduzir modelos binários entre sexos.






Camiseta Feminista Girls Can Do Anything
Camiseta Feminista Girls Can Do Anything
Camiseta Com Frase - Cuida Da Sua Vida
Camiseta Com Frase - Cuida Da Sua Vida


Camiseta Mãe & Feminista & Dona da Porra Toda
Camiseta Mãe & Feminista & Dona da Porra Toda
Camiseta com Frase Engraçada
Camiseta com Frase Engraçada

  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários