O que significa LGBTQI+? O Que é LGBT?

By BeeShirts - julho 22, 2019

O que Significa LGBTQI+?

Por muito tempo as pessoas usaram a sigla "GLS" para designar e generalizar pessoas Gays, Lésbicas e "Simpatizantes", no entanto esta é uma sigla excludente, limita muito um grupo de pessoas e gêneros e isso não condiz mais com a realidade no século XXI. 


Aqui temos mais informações sobre a sigla LGBT e também sobre orientação sexual e identidade de gênero para não deixar dúvidas.


O Significado da sigla LGBTQIA+

LGBTQIA+ é a sigla para Lésbicas, Gays, Bisexuais, transexuais, Queer, intersexo, Assexuais e  mais(+), onde o (+) busca incluir outras variações de gênero, tais como: Pan, poli, não-binarie, omni e demi.


Antes de entender o significado de cada uma das letras da sigla, precisamos entender o que é identidade de gênero, pois ela é o motivo para haver todas essas letras.



O que é Identidade de gênero?

Identidade de gênero é a percepção que um individuo tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou da combinação dos dois, o que independe do sexo biológico. 

É uma convicção íntima da pessoa se perceber homem, mulher ou nenhum dos dois e pode não estar visível para as demais pessoas.

Tipos de Identidade de Gênero:

Transgênero: Trata-se do individuo que identifica como sendo do gênero oposto ao seu gênero de nascença. Por exemplo: uma pessoa com características masculinas, segundo seu sexo biológico, mas que se percebe como do gênero feminino; ou o indivíduo com sexo biológico feminino, mas que se percebe homem. A transgeneridade não é um distúrbio mental e qualquer insinuação de patologia representa a violação dos direitos humanos previstos pela OMS - Organização Mundial da Saúde.

Cisgênero: Trata-se do individuo que se identifica com seu gênero de nascença, Por exemplo: um indivíduo que tem que o gênero de nascença definido como masculino e que tem a percepção de si como homem, assim definido como homem cisgênero. 

Não-Binário: Também reconhecido como terceiro gênero, o indivíduo não-binário caracteriza-se pela mistura entre os gêneros feminino e masculino ou pela completa indiferença entre ambos. O indivíduo não-binário transcende rótulos sociais atribuídos a gêneros e por isso é conhecido como o terceiro gênero.

O que é Expressão de Gênero?


É como a pessoa manifesta a sua identidade de gênero, através do seu nome, das roupas que veste, do corte de cabelo, dos comportamentos, da voz e outras características corporais e da forma como interage com os outros indivíduos. A expressão de gênero pode ou não, corresponder ao seu sexo biológico.

As pessoas LGBT podem expressar seu gênero da forma que quiserem e não cabe a ninguém julgar ou tentar enquadrar gêneros ao LGBT.

Evite constrangimentos, se tem dúvidas sobre o gênero da pessoa, pergunte de forma educada e discreta como ela prefere ser tratada, pelo gênero masculino ou feminino. 

o que é "Ideologia de Gênero"?


Esse é a maior falácia já inventada por conservadores e fundamentalistas para negar a igualdade de direitos e o respeito às pessoas LGBTQI+ e mulheres, sob o pretexto de que a identidade de gênero pode afetar a "ordem natural" imposta pela sociedade, uma forma de negar a discriminação de gênero e a violência sofrida por mulheres e pessoas LGBT+.



Ideologia é um conjunto de princípios ou ideias sobre um determinado assunto e não se aplica a gênero, já que gênero é definido pela percepção que uma pessoa se tem de si como indivíduo, independentemente da sua sexualidade biológica.



Usar o termo ideologia de gênero desrespeita a percepção do individuo, pois ideologia remete a ideia, algo que você pensa que é, mas o correto é utilizar identidade de gênero, já que essa sim define sua "identidade", ou seja, define quem você é.

O que é Orientação Sexual?


Orientação é o termo que relaciona as diferentes formas de atração, seja ela afetiva ou sexual. Esse conceito substitui a antiga ideia de "opção sexual", já que não se pode escolher a sexualidade, ou seja, a sexualidade é desenvolvida ao longo da vida de acordo com a percepção que o individuo tem de si e como ele se sente atraído por outros indivíduos. 

  • Heterossexual ou heteroafetivo: sente atração sexual ou afetiva pelo gênero oposto ao seu, exemplo: um homem se sente atração por mulheres;
  • Homossexual ou homoafetivo: sente atração sexual ou afetiva por indivíduos do mesmo gênero. Nessa denominação se enquadram gays (homens que sentem atração por outros homens) e lésbicas (mulheres que sentem atração por outras mulheres);
  • Bissexual ou biafetivo: Assim é quando o indivíduo sente atração sexual ou afetiva por ambos os gêneros, masculino e feminino.

O que é Sexo Biológico?

São as características físicas originadas pela combinação de cromossomos. Está basicamente relacionada com a existência dos órgãos genitais (pênis, vagina, ambos ou nenhum deles) e com o conceito de macho (homem), fêmea (Mulher) e intersexo.



Infográfico Identidade de gênero



O que é LGBTfobia?

A partir de Junho de 2019 a LGBTfobia se tornou crime e esse é um grande marco para a comunidade LGBTQI+, mas o que é a LGBTfobia?

LGBTfobia são os crimes de ódio contra a população LGBT, ou seja, os crimes que são motivados pelo preconceito com pessoas LGBT.

A partir de agora crimes como os que já ocorreram no passado, tal como a agressão de um gay na avenida paulista com uma lâmpada, serão punidos na forma do crime de racismo, cuja conduta é inafiançável e imprescritível.

O Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBT e a partir de agora não será mais tolerado nenhum crime motivado pela orientação sexual ou identidade de gênero de pessoas LGBT.



Em nossa Loja você vai encontrar as camisetas LGBTQI+ mais descoladas do vale, Confira algumas opções:

Camisetas LGBTQI+

Confira as opções disponíveis em nossa loja virtual.

Camiseta Bandeira LGBT Arco-Íris Gay
Camiseta Bandeira LGBT Arco-Íris Gay

COMPRAR
Camiseta Bissexual 50/50 TOPO
Camiseta Bissexual 50/50 TOPO

COMPRAR
Camiseta Estampada (R)Existo
Camiseta Estampada (R)Existo

COMPRAR

  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários