Entenda o Feminismo e Suas Vertentes

By BeeShirts - abril 23, 2019

Entenda o Feminismo e Suas Vertentes
Camiseta Feminista Who Runs The World? Girls

Ser feminista é defender o direito da mulher ter direitos, aqui nesse texto vamos evidenciar as vertentes e tipos de feminismo.



Se você chegou aqui procurando pelo significado do feminismo, recomendamos que você comece por este artigo aqui: "O que é o Feminismo?"




Camiseta Feminista Adoro Flores, mas Prefiro Respeito


Feminismo Marxista

Feminismo marxista é uma vertente do feminismo que estuda e busca explicar as maneiras pelas quais as mulheres são oprimidas pelo sistema capitalista e da propriedade privada.



Marx defendia que a família tradicional era uma maneira de preservar a propriedade privada, apesar de afirmar que a emancipação das mulheres seria algo inevitável desde que haja a superação dos modos de produção.


Recomendamos a leitura deste artigo: Feminismos: o feminismo marxista






Camiseta Feminista Girls Can Do Anything

Feminismo Lésbico ou Lesbofeminismo

O feminismo lésbico pode ser visto como um movimento separatista e extremo, já que situa o lesbianismo como uma forma de resistência às instituições "feitas pelo homem". Para o feminismo lésbico a orientação sexual é tomada como uma escolha, ou uma resposta racional à opressão machista. 

O feminismo lésbico prega que as mulheres devem excluir relações afetivas com homens e apenas se relacionar afetivamente entre si.




Feminismo Liberal

Essa vertente do feminismo está ligada à primeira onda de feminismo nos anos 20, onde mulheres que se reivindicaram feministas estavam pautadas em ideias liberais (o que é injusto, pois no mesmo período histórico surgiram feministas marxistas). 

É importante ressaltar que o liberalismo não é sinônimo de algo libertador como o sentido literal da palavra sugere. Quando falamos em feminismo liberal, estamos nos referindo ao movimento por direitos das mulheres na visão político-econômica do liberalismo.


O liberalismo é essencialmente individualista e seu foco é o indivíduo e suas liberdades pessoais, e não a coletividade, ou seja, o feminismo liberal visa obter direitos que não representam a totalidade ou igualdade. 


Há criticas sobre o feminismo liberal enquanto “vertente” do feminismo, que nem é feminismo, mas uma armadilha do patriarcado e capitalismo para que mulheres acreditem estar lutando por seus direitos, mas que a fundo possuem interessem patriarcais.



Feminismo Radical

Assim como no feminismo liberal, há um equívoco semântico. O feminismo radical não significa ser algo extremado e exacerbado como a maioria das pessoas pode pensar.

Existem dois significados para a palavra radical, um relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original e o outro significado é caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual; extremado.


O "radical" do feminismo radical é relativo ou pertencente à origem ou à raiz, original.


O Feminismo Radical busca entender e examinar a raiz da opressão masculina e origem das fontes do poder masculino.




Camiseta Feminista Significado Mansplaining - Macho Palestrinha


Feminismo Interseccional

O feminismo interseccional diz respeito à intersecção entre vários tipos de opressão, seja ela de gênero, raça, classe social ou orientação sexual. 

O Feminismo Interseccional é de extrema importância no cenário atual do nosso país, principalmente para as mulheres negras e suas necessidades, já que elas são triplamente oprimidas, pelo Machismo, racismo e Preconceito de classe social, e se além disso tudo a mulher também for lésbica, então temos mais um motivo para a mulher ser oprimida em nossa sociedade.



Pautado nesses pontos e linha de pensamento focado em minorias femininas, o feminismo interseccional visa garantir e brigar pelos direitos dessas mulheres que diariamente são vítimas do feminicídio.





Feminismo Negro

O feminismo negro é pautado tanto na discussão de gênero quanto na luta anti-racista. Diferente do Feminismo Interseccional, o feminismo negro segue uma linha de pensamento apenas de âmbito racial e de gênero, reconhecendo que a opressão machista também está entranhada em sua própria origem racial. 


Feminismo Anarquista, anarcofeminismo ou feminismo libertário

O anarcafeminismo ou anarcofeminismo é uma vertente do anarquismo na luta contra qualquer forma de poder autoritário principalmente o poder patriarcal que gera desigualdade de gênero, evidente nas diferenças salariais e no sexismo propagado nas mídias. 

O movimento acredita em uma sociedade baseada na cooperação e no apoio mútuo, amor livre, igualdade de gêneros e liberdade feminina.



Acredita que a emancipação e liberdade feminina não pode ser alcançada em uma sociedade capitalista baseada na moral burguesa onde o princípio básico da família é o tradicionalismo, que enxerga a mulher apenas como mãe e dona do lar.


 Camiseta Feminista Lute como uma Mulher


Transfeminismo

O transfeminismo é a luta pela aceitação de que mulheres trans* são mulheres. Se você mulher cis acredita que uma mulher trans não é mulher, apenas por ter nascido homem, você tem uma ideia transfóbica sobre identidade de gênero e é sobre isso que se trata o transfeminismo.

*Mulher Trans: Termo atribuído à mulheres cujo o gênero de nascença é masculino mas a identidade de gênero é feminina. Podemos incluir neste grupo, travestis, transexuais ou transgêneros.


Qual vertente ou tipo de Feminismo é o seu? Responde para a gente nos comentários


Conheça nossa loja e descobra nossas camisetas feministas.


  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários