Empreender e Empoderar, muito mais que só vender camisetas

By Carlos Souza - fevereiro 20, 2019



Empreender e Empoderar, muito mais que só vender camisetas

Quando se tem um negócio é inevitável que ao longo de sua jornada você se depare com grandes desafios e criticas sobre o seu trabalho, comigo não foi diferente! 


Certa vez recebi uma crítica de um usuário do Facebook que ao ser impactado por um conteúdo da BeeShirts, acusou a loja de ser aproveitadora e oportunista, dizendo que nosso viés em pró das lutas  por causas LGBT era totalmente fake e até denegria a imagem da nossa comunidade.

Ok, não é simplesmente vestindo uma camiseta com uma frase que faz menção a algum acontecimento histórico ou alguma frase engraçadinha remetendo a cultura POP LGBT que iremos mudar o mundo.

Mas veja bem meu bem! Sabemos de todas as dificuldades e preconceitos que pessoas LGBT sofrem na vida, principalmente no mercado de trabalho, vide a luta de todas as mulheres e negros para conseguir posições equivalentes com os seus méritos e esforço. Com pessoas Gays, Transexuais, Queer este cenário não é diferente. 

Eu como homem gay já vi de perto este tipo de preconceito no mercado de trabalho, já vi portas sendo fechadas e oportunidades de negócios sendo evitadas por conta do preconceito.

Cansado de lidar com tanto conservadorismo preconceituoso, decidi empreender e investir em um e-commerce de camisetas e assim ter minha independência financeira sem ter que presenciar situações como as citadas acima.

Então pensei, por que não conversar e produzir produtos para a comunidade LGBTQI+, esta que por sinal eu faço parte?



Empoderamento Social


O empoderamento social consiste em dar poder à uma comunidade, certificando que tudo seja democrático e que todos tenham poder de opinião e decisão. O conceito de empoderamento revela a compreensão das possibilidades e a promoção da participação social e política.

Existem algumas faces para o termo empoderamento, que é nivelado em: psicológica ou individual; grupal ou organizacional; e estrutural ou política.

O empoderamento individual possibilita a autonomia e a liberdade dos indivíduos, o grupal estimula reciprocidade do respeito e promove o sentimento de pertencimento do grupo social inserido e o empoderamento estrutural visa favorecer o engajamento social.

Será então que estou comentando algum erro gravíssimo ao almejar meu crescimento como empreendedor e lutar pra gerar empregos onde a diversidade será obrigatoriamente parte de nossa cultura institucional? É ai que entra a questão do empoderamento LGBT, dar oportunidades e fazer parte do progresso profissional e social destas pessoas, será incrível!

Então, será mesmo que não fazemos parte de uma luta? E que minha empresa só está interessada no pink money?

Seremos sempre questionados por isso, mas sabemos da nossa verdade, do nosso posicionamento e da luta que nossa comunidade enfrenta todos os dias e não vamos desistir até transformar o mundo em um lugar melhor e igual para todos.


Você é LGBTQI+, gosta de escrever e gostaria de contribuir para nosso Blog? Envie um e-mail para beeshirtsbrasil@gmail.com que temos um proposta pra você!


Na BeeShirts você vai encontrar as camisetas LGBTQI+ mais descoladas do vale, Conheça nosso trabalho!



  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários