7 princípios de Empoderamento Feminino em empresas bem sucedidas

By BeeShirts - janeiro 21, 2019




"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta" Simone de Beauvoir



Conceito de Empoderamento Feminino

O empoderamento das mulheres visa buscar a equidade de gênero em diferentes atividades sociais de maneira democrática, desconstruindo a cultura tradicional de poder dominante do homem sobre as mulheres e na sociedade.

A mulher tem lutado cada vez mais para mudar paradigmas sobre tradições impostas pela sociedade ao longo da história, por isso batalham para garantir a autonomia sobre o seu corpo, sexualidade e liberdade. O cenário sempre mostrou uma certa dominação dos homens sobre as mulheres, desde “Genêsis” a mulher aparece como extraída do homem, e assim de forma injusta, as mulheres continuam sofrendo pela falta de equidade em todas as atividades sociais e econômica como salário desigual e cargos de menor nível hierárquico.

Todo ser humano concreto sempre se situa de um modo singular “Sem dúvida, a mulher é, como o homem, um ser humano” (BEAUVOIR, 1949). O empoderamento atrai benefícios para todos pilares, é essencial para construir economias fortes, estabelecer sociedades mais estáveis e justas, ajuda a atingir os objetivos no desenvolvimento sustentável nos direitos humanos além de melhorar a qualidade de vida para as mulheres, homens, famílias, comunidades, impulsiona as operações e as metas de negócios.

Sabendo da importância e dos benefícios gerados pelo empoderamento feminino, listamos 7 princípios que são praticados em grandes empresas bem sucedidas:


1 - Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

A alta liderança deve assumir a responsabilidade e definir metas e indicadores de gestão para que a igualdade de gênero se torne um valor compartilhado por todos na corporação.


2 - Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
A corporação precisa fazer uma autoavaliação de sua situação de igualdade de gênero, reconhecer os motivos que a levaram a este estado e criar políticas para criação de um ambiente não-discriminatório deixando explícita esta visão por meio de uma publicação empresarial.

3 - Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
As corporações devem se atentar a preservar a saúde física e emocional de todos colaboradores, bem como sua segurança e evitando o reforço a estereótipos de gênero, como a crença de que as mulheres são mais onerosas para a empresa por conta da licença maternidade ou de que exibem maiores índices de absenteísmo no trabalho.

4º - Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Usar a educação como recurso estratégico para reforçar a importância da igualdade de gênero e superação de desafios pessoais.

5º Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
Estimular os fornecedores a desenvolverem práticas internas de igualdade e promover valores que quebrem paradigmas de gênero.



6º - Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

Influenciar e reforçar a relevância do empoderamento para o progresso da economia em toda a sociedade através de ações sociais servindo de espelho e incentivando as boas práticas de empoderamento social.

7º - Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

A corporação deve estabelecer metas quantitativas e monitorá-las com frequência, publicando com frequência relatórios com indicadores de gênero.


Mesmo com tantos progressos, ainda não se atingiu a participação equilibrada nos diferentes pontos de trabalho, e as mulheres ainda enfrentam discriminação, exclusão, assédio moral e sexual. A BeeShirts torce para que este cenário mude e que a equidade de gênero seja uma grande realidade no Brasil.


Para dar poder às minas... Nossas camisetas são descoladas e divertidas, mas também são afrontosas e feministas. Vamos empoderar 1, 2 e todas as mulheres.


Camiseta Feminista Adoro Flores, mas Prefiro Respeito - R$ 59,00

  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários