12 exemplos de machismo, feminismo e suas diferenças

By Carlos Souza - janeiro 31, 2019

12 exemplos de machismo, feminismo e suas diferenças


Com quantos anos vocês descobriu que o feminismo não é o oposto do machismos? Infelizmente existem pessoas que só vão descobrir este fato após a leitura deste artigo.




Durante a eleição de 2018 fui impactado em minha timeline de rede social por uma corrente anti-petista que incluía essas 2 frases: “O feminismo NÃO protege a mulher” e  “Feminismo e machismo são ABOMINÁVEIS”. E o que me fez ficar ainda mais chocado foi o fato de que esta publicação foi compartilhada por uma mulher!


Ao que me parece, pouco se sabe sobre as conquistas históricas do movimento feminista, pouco se sabe sobre as restrições do código eleitoral que impedia as mulheres de votar, que foi somente em 1946 que a mulher obteve a obrigatoriedade do seu voto e que antes disso o voto feminino era somente permitido com a autorização do marido. 


O Feminismo busca a igualdade entre os gêneros, o machismo impede esta luta. Em uam sociedade machista, homens não acreditam que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos e deveres que eles.


Diferente do Feminismo, o FEMISMO é o termo usado para definir o oposto do machismo, a luta feminista é simplesmente para garantir direitos iguais para todos e não somente para a mulher.

Abaixo separamos alguns exemplos do cotidiano que ilustram a diferença entre o machismo e o feminismo:


O movimento feminista surgiu na Europa do século XIX como consequência da Revolução Francesa, que pregava “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”.

As mulheres dessa época lutavam para serem inseridas no contexto social em que se encontravam, participando das mudanças que estariam por vir e muitas das conquistas atuais são mérito dessa luta, tal como o direito ao voto e outros direito.


1 - Divisão de Tarefas do Lar

Tarefas do Lar para Machistas


 Machista

O Machista acha que o trabalho doméstico deve ser executado apenas pelas mulheres.





Tarefas do Lar para Feministas


Feminista

A Feminista luta pela igualdade e pela divisão das tarefas domésticas.


 

 

2 - Responsabilidade Financeira


Responsabilidade Financeira para Machistas

Machista

O machista não aceita que a mulher pague ou dívida uma conta pois acha que isso deve ser uma responsabilidade do homem.



 Responsabilidade Financeira para Feministas 

Feminista

A Feminista luta por independência financeira e não se importa em dividir as despesas, mas não tem problema nenhum aceitar que sua conta seja paga por um homem, desde que isso não seja argumento para diminuir a posição da mulher. 


 

 

3 - Habilidades e prudência no trânsito


Habilidades na direção veicular para machistas

Machista

O Machista não aceita o fato de que uma mulher saiba dirigir melhor que o homem pelo simples fato de ser do sexo oposto.

 




Habilidades na direção veicular para Feministas

Feminista

As estatísticas a seguir falam por si só:

- 89% dos acidentes são causados por homens. (Denatran);

- 70% das indenizações de seguro são pagas a homens;
- 73% das mortes em acidentes na estrada são de homens.(OMS).


  4 - Posições de Liderança e Sucesso Profissional


Liderança e Sucesso Profissional para machistas

Machista

O Machista acha inadmissível ter uma posição hierárquica inferior ou ganhar menos que uma mulher.






Liderança e Sucesso Profissional para Feministas 

Feminista

A feminista estuda e se qualifica para o mercado de trabalho.








5 - O Respeito sob ótica machista e feminista


Respeito na visão de machistas

Machista

Fazer cantadas grosseiras e constrangedoras é motivo de graça para os machistas.

 



 

Respeito na visão de Feministas 

Feminista

A feminista sabe o valor do respeito e é contra piadas invasivas e sexistas.








6 - Coisas de homem e barreiras para a mulher


Coisas de Homem

Machista

O machista despreza a opinião e subestima o conhecimento da mulher quando o assunto é sobre coisas historicamente imposta como atividades masculina. (Futebol, Vídeo Game, Carros…).

 

 

Barreiras para as mulheres

Feminista

A feminista busca informações quando o assunto é de seu interesse e não acredita que existem barreiras que separam coisas de homem e de mulher. Da mesma forma que cor não tem gênero, assuntos e interesses não devem haver restrições.




7 - Atribuições diferentes para o mesmo comportamento e a liberdade de escolha


visão comportamento do machista

Machista

O machista se coloca em um pedestal quando consegue beijar várias mulheres em uma mesma noite ou dia e atribui adjetivos negativos a mulheres com o mesmo comportamento, chamando-as por termos como ‘puta, piranha, vagabunda ou vaca”.

 


visão comportamento da feminista

Feminista

A feminista não vê problema quando um homem fica com várias mulheres na mesma noite, desde que haja consentimento e respeito por todas as partes envolvidas.


 

 

8 - Mulher ideal vs Mulher que não presta


Mulher ideal na visão do machista

Machista

 O machista classifica as mulheres entre "as ideais e perfeitas para namorar" e "mulheres que não prestam e que só servem para sexo casual". Geralmente esta classificação é feita por julgamento supérfluos, como aparência, roupas e ciclo social. 

 



Mulher ideal na visão da feminista

Feminista

Aparências são apenas pequenos detalhes para uma feminista, o caráter e a história de vida são assuntos mais interessantes do que classificar uma pessoa para tipos diferentes de relacionamento.


 

9 - Status de Relacionamento

Status de relacionamento para machistas

Machista

Para o machista o status de relacionamento de uma mulher é mais importante do que seu sucesso profissional. A mulher solteira por muito tempo passa a ser vista como: infeliz, mal amada e encalhada.

 



Status de relacionamento para Feministas

Feminista

Nem toda mulher almeja estar em um relacionamento estável por muito tempo ou deseja ter filhos, a feminista entende esta liberdade de escolha de cada indivíduo.


 


10 - Padrões de Beleza



Padrão de beleza na visão Machista
Padrão de beleza na visão Feminista

Machista

Para uma pessoa machista, a mulher deve seguir o velho padrão de beleza estipulado pelas grandes mídias e acredita que uma mulher fora desses padrões possa ser rejeitada por qualquer homem.

 



Feminista

A feminista sabe que não existem padrões de beleza e que todo indivíduo é único e diferente. A aparência não deve ser mais importante do que a autoestima de uma pessoa.


 

 

11 - Liberdade e direitos de ir e vir


Liberdade na visão machista

Machista

Para um machista uma mulher não deve andar sozinha em determinados horários ou em lugares desertos, simplesmente por ser mulher. Muitos casos de estupro acontecem por existir este tipo de pensamento.

 



Liberdade na visão feminista

Feminista

Para a feminista o direito de ir e vir deve ser respeitado independente do gênero. Em hipótese alguma deve se considerar a roupa, o horário e a companhia de uma mulher como um convite para sexo.


 

 

12 - Opinião sobre sexo


opinião sobre sexo na visão machista

Machista

O machista considera vulgar mulheres que falam sobre sexo publicamente mas adoram expor suas experiências sexuais e se vangloriam pela quantidade de mulheres que já tiveram relacionamento sexual.

 



opinião sobre sexo na visão feminista



Feminista

A Feminista acha importante falar sobre sexo, principalmente quando o teor é educativo e não acha conveniente expor seus parceiros sem o seu consentimento. 






Feministas, sua luta é muito importante para as mudanças do mundo e para podermos viver em uma sociedade melhor, a Beeshirts apoia a sua causa assim como lutamos por conquistas e direitos LGBT.

  • Share:

Veja outros Posts

0 comentários